Quem somos
O amor a este nobre animal, o cavalo, foi ensinado ao equitador do centro, Jefferson, que cresceu vendo o carinho com que seu avô cuidava de Camarão, um dos cavalos que o ajudou a ser carroceiro e sustentar a família.
Seu pai, Hildebrando, conta aos netos e bisnetos histórias sobre o tempo que em Sorocaba a maioria dos transportes era feito por cavalos e carroças, que saiam lá do mercado municipal. Quem escuta as histórias até consegue ouvir som dos cascos dos cavalos no calçamento das ruas da cidade.
A aquisição da propriedade, onde hoje está o Centro de Equoterapia Rancho Cambará, há mais de cinquenta anos, é lembrada pela compra da égua Flika, que foi trazida montada em pelo do Moinho Velho até Ipanema das Pedras, onde em um pequeno ribeirão Flika aprendeu a tomar banho.
A equoterapia foi trazida pela coordenadora do centro, a psicóloga Aparecida, que viu neste animal um instrumento capaz de ajudar o ser humano a encontrar sua felicidade.
O poeta já disse: “sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Então nasceu o sonho da construção do centro de equoterapia Rancho Cambará, que mesmo tendo instalações simples, é adequado ao trabalho de trazer habilitação e reabilitação, enfim saúde e felicidade, através do cavalo. Em 2007, na Estrada Ferroviário João Oliveira, nº 60, no bairro de Ipanema das Pedras em Sorocaba, foi fundado o Centro de Equoterapia Rancho Cambará.
Em 2016 a médica veterinária Melissa, filha de Aparecida e Jefferson, juntou-se a equipe para se dedicar em tempo integral às atividades do rancho, saúde de bem estar dos animais.
Também da família, a fisioterapeuta Luciana atua diretamente no atendimento aos praticantes e como consultora técnica,
O nosso sonho é uma realidade que pode fazer outros sonhos virarem realidade também.
Nosso Atendimento
Onde estamos
Nossa Instalações
O Rancho Cambará conta com instalações adequadas para a prática da equoterapia que possibilita as várias atividades que a técnica terapêutica exige.
As instalações foram pesadas levando se em conta a acessibilidade e segurança dos praticantes, a saúde e bem estar dos animais assim como a comodidade e conforto da equipe e dos acompanhantes.
[FOTOS]
Pista descoberta oficial para atividades paralímpicas de 20m x 40m, provida de rampa de acesso para montaria dos praticantes.
Pista coberta de 12,5m x 25m provida de rampa de acesso para montaria dos praticantes.
As baias foram projetadas levando se em conta a segurança e o desempenho nas atividades de contato dos praticantes com os cavalos, e a saúde e bem estar dos animais.
Redondel, local para atividades de chão com o cavalo para mantê-los em boa forma física e atividades orientadas com os praticantes.
Piquetes de pisoteio e descanso, local adequado para alimentação natural (pastagem) e relaxamento dos animais.
Área de manejo e lavador, locais apropriados para o manejo dos cavalos.
Onde Estamos?